sábado, 3 de março de 2012

Escola de Teologia começou em fevereiro

Diante do início da Escola Diocesana de Teologia para Leigos solicitamos
ao Padre Roberto coordenador da mesma uma entrevista para esclarecimentos sobre esta formação. Ele nos atendeu prontamente! Acompanhe a entrevista na sequência.

Comunidade: Olá padre Roberto!! Na semana passada dia 27/02/2012, segunda-feira, começou a Escola de Teologia para Leigos na Paróquia Sagrada Família, no Jardim Panorama em Toledo-PR. Como está funcionando a Escola de Teologia para Leigos na diocese de Toledo?
Padre Roberto:  " A Escola Diocesana de Teologia para Leigos está funcionando atualmente em dois decanatos: o decanato de Toledo e o decanato de Palotina. No decanato de Palotina, temos uma turma que se reúne na sala de palestras da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Terra Roxa. Esta turma começou o ano passado e já está no segundo ano. E a turma do decanato de Toledo, está começando este ano na Paróquia Sagrada Família. Este curso funciona sempre nas segundas-feiras, das 19hs às 22hs15min, durante um período de dois anos. Os professores do curso são padres da diocese de Toledo, e a estrutura do curso está organizada seguindo a proposta do Catecismo da Igreja Católica, com complementação de outras bibliografias e sobretudo, a Sagrada Escritura."

Comunidade: Como e quando iniciou está formação para leigos na diocese?
Padre Roberto: "A primeira turma da Escola Diocesana de Teologia começou em 2008 na sala de palestras do Salão Paroquial da Catedral Cristo Rei. Na época foram abertas 100 vagas para representantes das 30 paróquias da diocese. A ideia desta escola foi apresentada por nosso Bispo Diocesano Dom Francisco e foi aprovada na assembleia da Ação Evangelizadora realizada em 2006. Dom Francisco pediu que eu coordenasse este curso, a partir de uma proposta fundamentada no Catecismo da Igreja Católica. Esta proposta foi estudada e aprovada pelo clero no decorrer de 2007, para podermos iniciá-la em 2008. A turma de 2008 concluiu em 2009 e no final daquele mesmo ano teve a cerimônia de formatura, contando com 90 formandos, representando praticamente todas as paróquias da diocese. A segunda turma da escola começou em 2009 e foi realizada no decanato de Assis. Apesar de ter alguns participantes do decanato de Toledo e Palotina, a maioria era do decanato de Assis. A terceria turma começou em 2010 no decanato de Rondon e teve participação exclusiva daquele decanato. A quarta turma é do decanato de Palotina. Começou em 2011 e deverá terminar no final deste ano. Ou seja, a primeira turma teve representação diocesana, e a partir da segunda turma, ela acontece por decanatos. A primeira turma foi a única que iniciou com 100 participantes. Todas as outras turmas iniciaram com cerca de 150 inscritos."

Comunidade: Qual a importância desta experiência para os leigos? Para as comunidades, os movimentos e as pastorais? E para a Igreja Particular como um todo?
Padre Roberto: "Considero que seja muito importante esta escola para o aprofundamento das razões de nossa fé. É uma oportunidade de conhecer com mais detalhes alguns temas importantes da doutrina da Igreja, e a partir daí, despertar para a continuidade da formação. Conversando com pessoas que já concluíram o curso, a gente ouve muitos comentários positivos. Costumam dizer que começaram a entender as coisas a partir de uma outra ótica, e que até gostariam de fazer outros cursos."

Comunidade: Quem pode participar? Quando acontecerá o próximo curso? Como os interessados podem  efetuar as incrições?
Padre Roberto: "Como a Escola é uma iniciativa diocesana, as inscrições são sempre realizadas na secretaria de cada paróquia. As paróquias pedem para a coordenação da escola o número de incrições que elas desejam e a coordenação distribui de acordo com o interesse e de acordo com as vagas disponibilizadas. Para este ano, todas as 150 vagas já foram preenchidas. E a próxima turma deverá iniciar no próximo ano no decanato de Assis, seguindo o rodízio entre os decanatos da diocese."


Comunidade: Agradecemos os esclarecimentos Padre Roberto. Desejamos bons estudos a todos que estão participando desta grande oportunidade de crescimento espiritual, intelectual e humano. Que Deus te ilumine na coordenação dos Trabalhos da Escola de Teologia. Paz de Jesus!!!

Considerações Finais: 
Padre Roberto: "Agradeço a oportunidade de estar falando neste blog, e parabenizo os seus organizadores pela iniciativa. A evangelização precisa mesmo utilizar todos os meios disponíveis, e hoje, a Internet é uma ferramenta muito importante para isto. Um abraço a todos!"


Padre Roberto Lopes de Souza tem 38 anos, é formado em Filosofia e Teologia. Atualmente além de coordenar a Escola de Teologia para Leigos atua também como: Orientador Espiritual no Seminário Maria Mãe da Igreja; Vigário Paroquial na Paróquia Sagrada Família, no Jd. Panorama; Assessor da Pastoral da Juventude e Assessor do Setor Juventude.




A comunidade não ficou de fora desta oportunidade e tem três membros inseridos na Escola de Telogia. José e sua esposa Maria, nossos fundadores e também o irmão Tiago estão participando desta rica formação oferecida pela nossa amada Igreja Católica!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário